IV Encontro de Concertinistas

Pessoas especiais protagonizaram Festival Especial

O Cineteatro da Casa Municipal da Cultura encheu, este domingo (dia 14 de maio), para receber a 8ª edição do festival mais Especial de sempre. O festival contou momentos musicais únicos, para além da representação dramática, cujos protagonistas foram as crianças e adultos da Casa de Santa Isabel, do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Fundação Aurora Borges e da Casa do Povo de Seia e, ainda, crianças autistas e portadoras de deficiência das unidades de ensino estruturado do concelho. Este ano contámos com a participação especial do projeto musical “Ligados às Máquinas”, nascido da atividade do departamento de música da APCC (Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra), desenvolvida pelo musicoterapeuta e diretor musical do grupo, Paulo Jacob. Foram nove os instrumentistas, que utilizando exclusivamente samples sonoros que eles próprios escolheram e recolheram, deixaram para trás a sua condição física e entregam-se à criação musical com determinação exemplar de não deixar as limitações motoras impedirem o sonho, contribuindo assim para uma harmoniosa combinação de diferenças pessoais Na consciencialização do que é o ser humano na sua infinitude, complexidade e fragilidade, o Festival Especial veio mais uma vez mostrar que, na diferença, todo o Homem tem dons. Assim, criaram-se alicerces para mostrar ao mundo que a diferença não importa, revelando que não há pessoas mais empenhadas e sinceras no que fazem. São elas que nos levam a bater palmas até ao fim, sorrir e sobretudo nos deixam a lágrima no canto do olho. E o que importa realmente? Não somos todos diferentes?