IV Encontro de Concertinistas

Personalidades e alunos distinguidos nas comemorações do Feriado Municipal de Seia

No 31º aniversário de elevação de Seia a cidade, a Câmara Municipal distinguiu personalidades, empresas e alunos e prestou homenagens às bandas filarmónicas. As comemorações do Feriado Municipal, que se realizaram a 3 de julho, integraram igualmente o primeiro encontro da Diáspora Senense e um concerto com a Orquestra Juvenil da Serra da Estrela.

Esta é a ocasião anual para distinguir os melhores alunos com prémios de mérito escolar, bem como para evidenciar pessoas, empresas e instituições que, através do seu esforço, trabalho, dedicação e mérito, deram um contributo relevante, nas mais diversas áreas, para o desenvolvimento e afirmação do concelho de Seia.

Os prémios de mérito escolar referem-se aos alunos que, no ano letivo 2015/2016, completaram o respetivo ciclo de ensino (desde o 2.º ciclo ao ensino superior) nos agrupamentos de escolas e restantes estabelecimentos de ensino do concelho. O prémio é constituído por um diploma e um cheque no valor de 300 euros e pretende valorizar o mérito e valorização do esforço e do desempenho individual, procurando criar estímulos e referências, para que os jovens sintam que vale a pena estudar, naquela que também é uma homenagem às escolas e ao seu trabalho.

Assim, do Agrupamento Dr. Guilherme Correia Carvalho foram distinguidos Inês Martinez Ferreira, pelo 2º ciclo, e Joana Gomes Marques, pelo 3º ciclo. Do Agrupamento de Escolas de Seia foram premiados pelo 2º ciclo, João Pedro Correia Pais, Matilde Rola Figueiredo, aluna do 3º ciclo, e Manuel Francisco da Silva Lúcio Gonçalves, pelo ensino secundário. Pela Escola Evaristo Nogueira foram premiados Jéssica Filipa Melo Oliveira (2º ciclo) e Maria Correia Muchata (3º ciclo). Gabriel Costa Batista recebeu o prémio referente ao ensino artístico especializado em música, pelo Conservatório de Música de Seia. Verónica Andreia Carvalho Ribeiro recebeu o prémio de melhor aluna da Escola Profissional da Serra da Estrela e Magda Sofia Ferreira Fernandes foi distinguido pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria - IPG.

No que diz respeito às Campânulas de Mérito Municipal, a autarquia atribuiu este ano oito Campânulas de Mérito Municipal.

Assim, pelo relevante contributo dado ao concelho de Seia, na promoção do desenvolvimento social, económico e cultural, bem como pela sua intervenção cívica, o Município de Seia atribuiu a Campânula de Mérito e Dedicação ao Padre João Barroso, arcipreste de Seia e responsável pastoral das paróquias de Alvoco da Serra, Loriga, Teixeira, Vide, Cabeça, Sazes da Beira e Valezim.

Em função de um percurso profissional de excelência, a autarquia atribuiu, igualmente, o galardão de mérito e dedicação ao sommelier senense António Coelho.

Em reconhecimento do inestimável trabalho desenvolvido, da sua dedicação e ação à cultura, às artes e à divulgação cultural, o Município de Seia atribuiu a Campânula Municipal de Mérito Cultural ao músico e compositor Jaime Reis

Evidenciando a capacidade iniciativa, persistência e a dinâmica do nosso tecido económico, a Câmara Municipal distinguiu quatro iniciativas empresariais, a Sempre Viva - Importação e exportação SA, a Lusolã - Fabricação de Fios Têxteis, SA, a Paranhocarnes - Indústria e Comércio de Carnes, SA e ao Museu da Cerveja – MUSEUMCER.

Por último, a autarquia homenageou, com o mérito desportivo, a atleta, professora e treinadora Regina Babo.

A cerimónia, que decorreu durante a tarde no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, finalizou com um concerto da Orquestra Juvenil da Serra da Estrela.

Homenagem às coletividades e encontro da diáspora

Por ocasião do Feriado Municipal, o Município de Seia também prestou uma justa homenagem ao movimento filarmónico concelhio, num momento simbólico que decorreu pela manhã no largo da Câmara.

O programa teve início com um desfile das coletividades musicais pela cidade, a que se seguiu uma demonstração musical das bandas filarmónicas do concelho no largo da Câmara. As bandas, concretamente a Banda Academia de Santa Cecília de São Romão, a Banda Filarmónica 1º Janeiro de Carragozela, a Banda Torroselense Estrela D’Alva, a Sociedade Musical Estrela da Beira de Santa Marinha e a Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, receberam das mãos do Presidente da autarquia, Filipe Camelo, uma placa meritória pelo trabalho desenvolvido.
A cerimónia terminou com as bandas a interpretarem em uníssono o tema 'Canção de Seia', dirigido pelo Maestro Virgílio.

Por ocasião do Feriado Municipal, o Município de Seia organizou, também durante a manhã, o primeiro “Encontro da Diáspora Senense”. O encontro teve lugar no Auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia e contou com a participação de: Tiago Fernandes, cidadão senense, residente no Luxemburgo. Estudante de Medicina; Diretor desportivo e candidato à Câmara de Roeser; e Ricardo Cabral, empresário senense; e Jorge Oliveira, Diretor de Serviços Regional do Porto - Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas.

Este primeiro encontro da Diáspora Senense é um ponto de partida para a criação de uma rede de partilha e de cooperação entre os empresários da Diáspora Senense, ou seja, os nossos emigrantes presentes nos cinco continentes, e os empresários locais, com o objetivo último de estimular o desenvolvimento económico do concelho e da região.