Festival iNature

Assumir Seia e a serra da Estrela como uma referência na área do desenvolvimento sustentável e no turismo de natureza, incentivando a sociedade civil para a adoção de comportamentos mais centrados na conservação e valorização dos recursos ambientais, é o propósito de um conjunto de iniciativas, que decorrem entre o final do mês de setembro e o início de novembro e que consubstanciam o Festival iNature, uma ação que integra a Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia.

Entre 30 de setembro e 1 de outubro decorre um fim-de-semana dedicado à observação de aves, integrado no EuroBirdwatch17, e que incluirá a visita a vários locais nos concelhos de Seia, Gouveia, Manteigas e Covilhã, no qual se pretende proporcionar uma experiência de contacto e fruição com a natureza, contribuindo também para o conhecimento e divulgação da avifauna da serra da Estrela.

De 14 a 21 de outubro decorre o CineEco, um dos mais prestigiados festivais de cinema de ambiente, no panorama internacional, ao qual são enviados para concurso cerca de 600 documentários, oriundos de mais de 40 países de todo o mundo. O formato do festival assenta num conjunto de atividades como, concertos, workshops, debates, exposições, para além da secção competitiva e vários ciclos de cinema.
Aqui, destaque para a conferência “Comunidades e Florestas Resilientes”, na qual se vai potenciar uma reflexão em torno do envolvimento da sociedade civil na conservação da floresta, mas realçando a atuação de jovens empresários portugueses, com projetos inovadores, que viram na floresta um recurso de grande valor económico, sem pôr em causa os valores ambientais que lhe são inerentes.

A encerrar o conjunto de atividades, que se propõem para este outono em Seia, irão realizar-se uma saída de campo e um curso prático de identificação de cogumelos, a decorrer no último sábado de outubro e no primeiro fim-de-semana de novembro, respetivamente. Estas atividades incluem a visita a diversas áreas florestais do Parque Natural da Serra da Estrela.