XX Jornadas Históricas: Duas décadas de debate e reflexão

Vinte anos, vinte temas, vinte oradores, assim vão ser as Jornadas históricas de 2017, que durante dois dias e meio, potenciam a troca de saberes e experiências entre oradores e participantes.

“O Caminho faz-se Caminhando…Memória histórica dos 20 anos das Jornadas Históricas de Seia” é o tema de reflexão e debate da 20ª edição das Jornadas Históricas, que se realizam em Seia, nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Promovidas pelo Município de Seia, através do Arquivo Municipal, decorrem no auditório da Casa Municipal da Cultura e, à semelhança das anteriores, contam com um painel de conferencistas de reconhecido mérito científico e académico.

De uma forma abrangente, o debate propõe uma abordagem ao percurso histórico de duas décadas das Jornadas Históricas, recordando os temas centrais de cada edição, contando para isso com a participação de oradores de cada uma delas.

No âmbito do programa, a Casa da Cultura recebe na noite de sexta-feira, a partir das 21h30, o concerto lírico “Noite de Encanto”, por Conceição Seabra e seus convidados. No dia 17, às 17h10, está, ainda, agendado o lançamento do livro - SEIA NA ROTA DA CIÊNCIA, Duas décadas: 20 anos de Jornadas Históricas, por Jaime Gouveia.

Paralelamente, vão estar patentes nas Galerias diversas exposições, que contam com um espólio da Grande Loja Feminina de Portugal- Estrela de Alvorada de Viseu, do Museu do Brinquedo, do Museu Natural da Eletricidade e dos particulares: Rui Veloso e da Agência Funerária António Simões & Irmão, Lda.

A antecipar a sessão de encerramento desta 20ª edição, a autarquia senense, num gesto simbólico de reconhecimento municipal, presta homenagem ao Professor Doutor Catroga, coorganizador das Jornadas Históricas.

A participação nesta formação equivale a 1 créditos - acreditação do Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua - aplicável a educadores de infância e docentes do ensino básico e secundário. Com um custo de 40 euros, as inscrições podem ser efetuadas no Arquivo Municipal, através do telefone 238081392 ou pelo e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.