Município de Seia

 

 

 

        VILLE DE DOMFRONT

donfront

ps       

     1ª Revisão ao PDM
pdm


 

arus 




sig

gae


canil 

 seia empreende


 

 

 

 

 

 medicamentosnatalidade

 

 

 

 

  blvs
 

 

Error: No articles to display

 

 

 

 

rbems


     

Recolha Selectiva RSU

Recolha seletiva de proximidade

Para que a valorização seja possível é necessário que se faça a separação dos resíduos por fileira.

Os resíduos orgânicos, constituídos por alimentos, com exceção dos lacticínios, do peixe e da carne, e resíduos vegetais de jardins, devem ser encaminhados para compostagem. No Município não existe recolha dedicada a este resíduo pelo que se recomenda a realização da compostagem doméstica, sempre que seja possível.

Denomina-se recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) por proximidade a recolha de ecopontos. Estes equipamentos são disponibilizados para deposição de:

1)      Papel e cartão;

2)      Plástico e metão; e

3)      Vidro de embalagem.

Por vezes os ecopontos estão dotados de pilhão para recolha de pilhas e baterias. Os pilhões estão também disponíveis nos edifícios públicos – Câmara, Ludoteca, Biblioteca, entre outros.

O Município disponibiliza cerca de 142 ecopontos distribuídos por todas as sedes de freguesia e em muitas das suas localidades.

É ainda possível, nas localidades de Loriga, Pinhanços, Seia, S. Romão, Torroselo e Tourais, depositar óleos alimentares usados (OAU) em oleões de rua.

Todos estes resíduos podem, também, ser entregues no ecocentro que recebe ainda madeiras, resíduos elétricos e eletrodomésticos (REE), resíduos de construção e demolição (RCD), resíduos de grandes dimensões (os denominados “monstros”), lâmpadas e vegetais.

Os resíduos depositados nos ecopontos e no ecocentro são recolhidos pela empresa que presta esse serviço à AMRPB, que os encaminha para o centro de triagem do Aterro Sanitário de Tondela. Após o processo de triagem os materiais são enviados para os retomadores oficiais que os encaminham para reciclagem ou outro tipo de valorização.

Como entidade gestora o Município estabeleceu protocolos para a recolha de fluxos especiais de resíduos como: roupa usada (Sarah Trading), óleos de lubrificação e filtros de óleo (Correia&Correia), de OAU (Tratris, S.A.) e material de uso veterinário (Ambimed).

Consulte os protocolos AQUI

 

     artisboletim             

 

cineecoclimadapt

loja poupanca

 

 

 

Desenvolvido por: Mixlife

Município de Seia - Largo Dr. António Borges Pires, 6270-494 Seia
Tel.: 238 310 230