A convite do Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita, esta sexta-feira, o Concelho de Seia.

Perante as manifestações de disponibilidade de apoio em termos financeiros de cidadãos e empresas, para ajudar as vítimas dos incêndios que assolaram o Concelho de Seia nos dias 15, 16 e 17 de Outubro, a Câmara Municipal decidiu proceder à criação de uma conta solidária.
Os recursos angariados por esta via serão exclusivamente investidos no apoio direto às famílias afetadas pelos incêndios florestais do Concelho de Seia, nomeadamente na recuperação de imóveis de habitação e na criação de condições que permitam restaurar a sua qualidade de vida.
Os resultados e a respetiva movimentação da conta, criada na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Serra da Estrela, serão dados a conhecer, periodicamente, em sede de Câmara e Assembleia Municipais.

Outra das questões que se colocam no pós-incêndio, prende-se com a alimentação dos animais, tendo a autarquia já procedido à aquisição de feno e ração. A este respeito, a onda de solidariedade também se tem feito refletir através de donativos de instituições, empresas e particulares.

Os produtos podem ser levantados nas antigas instalações da MRG (Manuel Rodrigues Gouveia), junto ao Lidl, entre as 09h e as 17h (dias úteis) e das 09h às 13h (sábados).

Informações adicionais pelo telefone 238 310 237, ou via e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Na impossibilidade de conseguir chegar a todos, e em resposta a esta calamidade, a Câmara Municipal de Seia disponibiliza uma linha de apoio para as vítimas dos incêndios – telf.: 238 310 237 (em funcionamento durante o horário normal de funcionamento da autarquia – de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h), bem como o endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A exposição de situações também pode ser presencial, na Câmara Municipal, aplicando-se o mesmo horário.

Na sequência dos incêndios devastadores que atingiram o Concelho de Seia nos últimos dias, a Câmara Municipal de Seia informa que as famílias desalojadas se encontram temporariamente acolhidas em casas de familiares e instituições.

No âmbito da solidariedade que vem sendo manifestada, o Município informa aos particulares, empresas e outras entidades que se encontram a funcionar dois pontos de angariação para recolha de bens não alimentares destinados a ajudar as vítimas dos incêndios.

• No Espaço Elo Comum (Av. 1º de Maio, junto ao IEFP), em Seia, serão rececionados os seguintes bens: produtos de higiene, atoalhados, lençóis, cobertores, pequenos eletrodomésticos, loiças, talheres e demais utensílios de cozinha.
  • No Estádio Municipal: mobiliário, eletrodomésticos, colchões.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento, contactar os respetivos serviços do Município, através do Telefone 238 310230.

Pessoas e bens, equipamentos municipais (infraestruturas), agricultura e setor empresarial são os quatro grandes setores enquadrados no quadro de apoio delineado para as zonas onde os danos pessoais foram muito significativos.

Pág. 1 de 88