Município de Seia

 

ps       

     1ª Revisão ao PDM
pdm


 

arus 




sig


canil 

 seia empreende


 

 

 

 

 

 medicamentosnatalidade

 

 

 

 

  blvs
 

 

 

 

 

 

rbems


     

Decorre, até ao próximo dia 4 de abril, o período de inscrições para a mostra coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, que se realiza na Casa Municipal da Cultura de Seia e em vários espaços da cidade, de 6 de maio a 3 de julho, sob o tema “Tempo(s)”. 

Os artistas interessados em participar nesta mostra podem apresentar trabalhos inspirados na temática proposta ou de tema livre, sendo que, a participação é gratuita, devendo as inscrições ser feitas de acordo com o regulamento publicado em www.casadaculturadeseia.pt. 

“TEMPO(S)” tem subjacente, de um modo geral, a essência do meio visual. Ver uma imagem é, portanto, muito mais que uma experiência visual. Trata-se de uma relação complexa entre aquele que a olha e aquilo que é olhado. Assim, o objetivo do tema proposto procura recolher visões criativas e desafiadoras em torno desta designação: “Fugacidade do tempo, ritmo alucinante, tempo pessoal - o nosso tempo e o tempo dos outros, tempo que nos controla... e aquele que pensamos controlar... falta de tempo... tempo morto... coisas de mais ao mesmo tempo... tempo vazio”.

O Festival de Artes de Seia – ARTIS, que conta com a sua 15ª edição, é organizado pelo Município de Seia e a Associação de Arte e Imagem de Seia, e tem como principal enfoque a valorização da criação artística dos agentes locais, nos domínios da pintura, escultura, fotografia, mas também da música e outras áreas criativas, onde cabe por exemplo a expressão dramática.

Assim, para além das exposições coletivas, o Festival integra na sua programação um conjunto de manifestações artísticas, fomentando a participação cívica, criatividade e solidariedade. Destaque para os workshop’s, ações de animação de rua, sessões de cinema e poesia, o MOTIN – Mostra de Teatro Infanto-Juvenil e Festival Especial.


>> Regulamento: http://casadaculturadeseia.pt/destaques/artis/Regulamento_ARTIS%20XV-%20Festival%20de%20Artes%20de%20Seia_2017.pdf

>> Ficha de inscrição: http://casadaculturadeseia.pt/inscricoes_artis.htm

Criado em 2005, o Seia Jazz & Blues é uma referência incontornável da programação l do Município e conta para esta edição com a disponibilidade e apoio da Escola Profissional da e Conservatório de Música de Seia.


De 6 a 12 de março, as sonoridades do Jazz & Blues estão de regresso ao Cineteatro da Casa Municipal da . A grande novidade, desta 13.ª edição do festival, é a atuação do grupo espanhol Susan Santos Band.

Num cartaz que assegura um lugar de destaque na agenda dos ouvintes e amantes do blues, a banda formada pela guitarrista e cantora Susan Santos, sob ao palco no dia 11 de março (sábado) - no âmbito de uma digressão que está a fazer entre fevereiro e maio por Bilbao, Londres, Sevilha, Badajoz, Madrid, Isernhagen na Alemanha e Sande na Noruega - garantindo guiar o público presente pelos caminhos do blues e do rock, sem nunca esquecer as raízes americanas e o seu estilo particular de entender a música.

No dia anterior (10 de março), subirá ao palco músico português Kiko Pereira. Assumindo a sua devoção ao jazz e blues com o primeiro disco «Raw» (2003) e considerado pelo crítico José Duarte como o melhor cantor de jazz do nosso país, dará ao certame a alegria, ritmo e melodia da sua inconfundível voz.

Por sua vez, no primeiro concerto do programa (9 de março), será a Big Band da Escola Profissional da (EPSE) a dar um grande colorido musical ao festival, acompanhada por dois convidados muito especiais: João Barradas - um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se, simultaneamente, entre a música clássica, o jazz e o improviso; e Bárbara Maximino - uma jovem talentosa cantora, natural de Seia, que tem pisado vários palcos, incluindo em diversas participações televisivas.

Já no último dia (12 de março), os interessados serão convidados a explorar a vida e obra do trompetista e compositor norte-americano Miles Davis, através da exibição do filme Miles Ahead (2015), de Don Cheadle.

Dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Município volta a contar com o apoio incondicional da Big Band da EPSE para, nos dias 6, 7 e 8, levar este género musical a centenas de crianças e jovens das escolas do concelho.

Os bilhetes para os concertos já se encontram à venda na Casa Municipal da de Seia. Para mais informações consulte o blog do festival www.seiajazzeblues.blogspot.pt ou contacte diretamente através do telefone: 238 310 293; e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O projeto ‘ Heróis da Fruta’, promovido pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil - junto dos alunos dos jardins-de-infância e das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de todo o país conta com a parceria do .


Está aberta a competição mais saudável do ano. Três estabelecimentos de ensino do concelho participam no concurso ‘Heróis da Fruta’, que pretende sensibilizar a população para a importância de uma alimentação saudável, derivada do consumo de fruta.

De entre as escolas que se candidataram ao programa, Seia será representada pelo Jardim de Infância de Tourais, a EB1 de Loriga e o Jardim de Infância do Centro Paroquial de Seia.

A votação para eleger os 80 Hinos finalistas de 2017 já começou. Os ‘Heróis da Fruta’ de Seia precisam do seu voto. Até ao último minuto do dia 10 de março, ajude a eleger as crianças do concelho.

Para conhecer os hinos do concelho a concurso e votar, aceda a: http://www.heroisdafruta.com/

 

 

Desconfie de quem não se encanta! Descubra esta iguaria, tão rica quanto o seu sabor, no local perfeito para degustar a textura dos melhores da região. Se nunca provou, não pode perder. Se já conhece, delicie-se com os melhores que aqui são produzidos. Deixe-se seduzir pelos sabores da Serra.


 Por que não aproveitar o frio da melhor forma? Entre 25 e 28 de fevereiro visite Seia e fique a conhecer a Feira do Queijo Serra da Estrela, naquela que será a 39.ª edição de um dos certames do género mais antigos da região. Mantendo os valores tradicionais, a mostra promete continuar a honrar essa condição e renovar, uma vez mais, o apelo à criatividade e inovação. O que é bom para o turismo, o que é bom para a economia, o que é bom para a região. 


O convite é para apreciar os nossos sabores regionais, onde o Queijo Serra da Estrela é rei. Não deixe também de provar os enchidos, que aliam o sabor rústico das tradições ao requinte. Acompanhe com pão e um bom vinho do Dão, mas no fim não se esqueça dos outros produtos locais de reconhecido valor, como a lã e o mel (mostra assegurada pela Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela).

Ficou com vontade de experimentar ou de matar as saudades? O mercado do queijo e dos produtos endógenos voltará a ser o núcleo central da feira, com a participação de meia centena de expositores, entre produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) e de outros produtos regionais. Paralelamente, decorrem em toda a área envolvente ao mercado, as mostras de artesanato e do Cão Serra da Estrela, organizadas em parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela, respetivamente, para além de outras associações e instituições do Concelho, com tasquinhas e outros produtos. 

À semelhança do ano passado, será novamente recriada à entrada da feira, a Quinta do Pastor. Este espaço, de elevada função pedagógica, onde serão apresentados, entre outros, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, é concebido em parceria com a Ancose - Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, no qual será ainda instalada uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, com culturas hortícolas (alfaces, favas, couves, cardeiros, ervilhas), plantas aromáticas e algumas árvores autóctones (teixo, azevinho…).

Para os quatro dias, a organização desenhou ainda um vasto programa de animação, que assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do nosso movimento associativo (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos, que cumulativamente procederão a recriações etnográficas).

Durante a edição deste ano teremos ainda a honra de receber a visita do Sr.º Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Manuel Capoulas Santos, que irá presidir à cerimónia de inauguração e abertura do certame. Após a sessão solene, a comitiva fará uma visita à feira.

Procurando valorizar os produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial, realce para a produção de enchido ao vivo (terça-feira) e para a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia (segunda-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho. Integrada num conjunto de objetivos cuja implementação se considera estratégica para o desenvolvimento do concelho e da cidade, constituem-se com um passo decisivo na criação de uma base de sustentabilidade para a economia local, assente num dos pilares económicos do concelho: as produções tradicionais.

Destacar, também, as demonstrações da produção de queijo e requeijão, a ordenha da ovelha, os momentos de confeção com produtos locais (por Chefs da Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG e Restaurantes da Região), a cozinha ao vivo com a confeção do Doce de Abóbora, o Concurso “O Melhor Queijo de Seia” e o desfile com a participação de expositores da feira.

Tendo em vista a promoção da adoção animal responsável, o Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos (Canil/Gatil) Municipal, marcará também presença no certame.

Da história e tradição a encontros singulares entre música, artesanato e produtos endógenos, passando por iniciativas de formação de públicos, a Feira do Queijo Serra da Estrela é uma festa!

Venham vivê-la connosco. A feira abre todos os dias às 10h e encerra às 22h, à exceção da terça-feira de Carnaval, cujo encerramento está agendado para as 16h. Aplauda o turismo e partilhe. Partilhar é um belo verbo para 2017.

 

>> Conheça todos os detalhes do programa aqui!


A 30 de Maio de 2013, a Casa de Santa Isabel, em São Romão, foi um dos vencedores do Concurso “Seia, Comunidade Participativa”. A ideia proposta por Bert Ten Brinke previa a plantação de ‘árvores especiais’ em todas as freguesias do concelho. 


Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto “Plantar árvores especiais”, procedendo à plantação de sequóias gigantes na Raposeira, dando um impulso de inovação e revitalização aos terrenos envolventes ao Estádio Municipal.

Assim, no dia 23 de janeiro, apoiados por um grupo de alunos da Escola Evaristo de Nogueira, 18 utentes da Casa de Santa Isabel, todos oriundos de diferentes freguesias do concelho, plantaram uma árvore em representação da sua terra.

Recorde-se que os trabalhos de preparação do terreno foram realizados no ano transato, com recurso a uma máquina de rastos e uma retroescavadora, para a abertura de covas e disposição da matéria orgânica, ambas do município.

 

 

 

 

Pág. 1 de 79

     boletimartis

cineecoclimadapt

 

 

Newsletter

 

Desenvolvido por: Mixlife

Município de Seia - Largo Dr. António Borges Pires, 6270-494 Seia
Tel.: 238 310 230