Marchas Populares de São João

Na noite de São João, no dia 23 de junho, as Marchas Populares voltam a sair à rua, vestindo a cidade de cor e brilho. Meses de trabalho e empenho são apresentados nesta data, este ano com a participação de cinco marchas, respetivamente o Centro Escolar de Seia, o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, as marchas de São Romão, Loriga e Travancinha.

O ponto de encontro é o largo da Câmara, às 20:30h, local onde as marchas serão recebidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo. Inicia-se depois o desfile pelas ruas da cidade, até alcançarem o palco do Anfiteatro Municipal para a atuação principal, que tem início às 21h.

A antecipar as apresentações em palco, o Anfiteatro Municipal recebe o momento musical “Fado Sentido”, com Bárbara Maximino na voz, Rolando Teixeira na guitarra portuguesa e André Teixeira na viola fado.

Entretanto, como pede a tradição, não faltarão oportunidades para degustar os pitéus típicos da época (sardinha, febras, entre outros) e adquirir o simbólico manjerico no Parque Municipal da cidade. As barraquinhas abrem às 18h e convidam ao convívio pela noite dentro que, de resto, será animado ao som do Grupo Golpe de Estado.

As marchas populares são a maior manifestação da cultura popular, com largos anos de tradição. O certame é promovido pelo Município de Seia em estreita parceria com as comissões das marchas populares, que se organizam anualmente para brilhar nesta noite. Para o efeito a autarquia atribui um apoio a cada marcha, de 3.000€ para as marchas de adultos e de 2.500€ para as marchas infantis.