Notícia infundada da “Morte do Galo” em Seia

Face à notícia, veiculada nos últimos dias, alusiva a maus tratos a animais, supostamente praticados numa festa do concelho de Seia, vem este Município esclarecer que a mesma é falsa e constitui um ato de “má-fé”, restando-nos concluir que esta campanha tem como objetivo prejudicar a imagem do concelho.

Assim, Seia é colocada em julgamento na praça pública sem que se averigue a veracidade das afirmações proferidas.
A denominada “Morte do Galo” é uma tradição das Festas do Santíssimo Sacramento que ocorre na localidade de Várzea de Meruje, concelho de Seia, e que apenas no nome remete para a morte de um animal.

A prática denunciada pelo PAN (Pessoas-Animais-Natureza) trata-se na realidade de uma tradição que consiste em partir um ovo com um pau, de olhos vendados, sendo o galo (vivo) o prémio para quem conseguir tal proeza. A própria Irmandade, face ao escalar da situação para a comunicação social, sentiu a necessidade de emitir um esclarecimento sobre a matéria, no qual reafirma não existir qualquer violência para com animais.

Assim, o Município de Seia e os seus habitantes desejam que, rapidamente, a situação seja devidamente clarificada, designadamente através de um desmentido expresso por parte de quem se precipitou a especular sobre o programa das Festas que decorrem na União das Freguesias de Carragozela e Várzea de Meruge, sem se dignar comprovar em que a tradicional “Morte do Galo” consiste.