Requalificação da EM 522 em execução

A Estrada Municipal (EM) 522, que faz a ligação entre Seia e Gouveia, e que já havia sido alvo de intervenção em 2015 (com a execução da via de ligação de Seia a Arrifana) encontra-se em processo de requalificação, concretamente entre as localidades de Arrifana e Santa Marinha.

O projeto de requalificação da EM 522 contempla duas empreitadas distintas, a primeira com incidência no troço entre Arrifana e São Martinho, que se iniciou a 21 de agosto, e a segunda entre esta última localidade e Santa Marinha, cujos trabalhos começaram a 20 de setembro.

A segunda fase do projeto de requalificação da EM522, ou seja o troço entre Arrifana e São Martinho, foi adjudicada à empresa Biosfera Construções, Unipessoal, Lda, pelo valor global de 127.033,23€, e tem um prazo máximo de execução de 180 dias. Do caderno de encargos constam trabalhos de reconstrução do pavimento rodoviário, beneficiação de passeios e colocação de sinalização rodoviária horizontal e vertical.

A reabilitação da via rodoviária entre São Martinho e Santa Marinha está a ser concretizada pela Hidromondego – Grupo Endesa, ao abrigo do acordo estabelecido na sequência das medidas compensatórias negociadas com a referida entidade e o Governo, por via do cancelamento do Projeto de Aproveitamento Hidroelétrico de Girabolhos. A obra foi adjudicada ao empreiteiro Irmãos Almeida Cabral e integra a construção de passeios, reconstrução integral do pavimento, drenagem fluvial e colocação de sinalização horizontal e vertical.
A empreitada contempla ainda a substituição da conduta de abastecimento de água, no valor de 46,686€, trabalhos suportados pela Câmara Municipal.
A requalificação da EM 522 ficará concluída com a beneficiação do troço entre Santa Marinha e o Eirô, obra ainda sem prazo de implementação.

Estão igualmente incluídos no acordo com a Hidromondego a reabilitação viária da EM 502-1 (Paranhos/ Ortigueira/Girabolhos), obras em fase de conclusão, bem como a requalificação da EM 514, entre Torroselo e Sandomil.

Trânsito condicionado entre São Martinho e Santa Marinha
Tendo em vista a execução dos trabalhos na EM 522, troço São Martinho – Santa Marinha E.M. 522, haverá condicionamento de trânsito na referida via, pelo período mínimo de 5 meses, sendo que o mesmo será desviado de acordo com a sinalização existente no local.
Veja AQUI o Aviso