RELVAPARQUE vence 2ª edição do OP Escolas

Foram apresentados, na tarde de 15 de dezembro, os quatro vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo Escolar (OP Escolas), uma experiência de cidadania participativa ao nível das escolas do concelho de Seia, para qual a Câmara Municipal destinou 20 mil euros, cinco mil para cada projeto.

Para esta iniciativa, que fomenta o espírito cívico e o sentido democrático nos mais novos, foram apresentados 7 propostas, com contributos dos alunos da Escola Profissional Serra da Estrela, do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia Carvalho e do Agrupamento de Escolas de Seia, dos quais a comunidade elegeu quatro projetos.

O projeto RELVAPARQUE - RECR(E)IAR ESPAÇOS LÚDICOS, apresentado por professores e alunos do Centro Escolar de Seia e que prevê reabilitar o espaço de recreio da escola, foi o que reuniu maior votação (268 votos), a que se seguiu o projeto da Escola Tourais-Paranhos “Brincar ao Ar Livre c/+ Conforto”, centrado na criação de um espaço coberto que permita a realização de eventos, com 265 votos. O terceiro e quarto lugar são ocupados por projetos de alunos e professores da Escola Secundária de Seia, respetivamente a proposta “Keep on Movement - Espaço Fitness Outdoor” (204 votos), que como o nome indica prevê a criação de um espaço alternativo de lazer para os alunos e para lecionação das aulas Educação Física, no âmbito da condição física, e o projeto (A) Fazeres e Saberes (164 votos), que se propõe reformular uma sala para alunos com Necessidades Educativas Especiais que frequentam o ensino secundário.

Município apoia alunos do 1º ciclo

Paralelamente, foram entregues na ocasião cheques aos diretores dos Agrupamentos de escolas do concelho, destinados às crianças do 1.º ciclo que frequentam as escolas do concelho. A ação destina-se a comparticipar, de forma igual, material escolar para os alunos do 1.º ciclo que apresentam condições de acesso aos apoios da ação social escolar, respetivamente posicionados nos escalões 1 e 2 da Segurança Social, e a suportar as despesas com a aquisição dos cadernos de atividades a todos os alunos do 1.º ciclo, “fichas de atividades” indissociáveis dos manuais escolares comparticipados pelo Governo.

O investimento, na ordem dos 25 mil euros, pretende, em complementaridade com outras medidas de apoio à família implementadas pela autarquia, promover uma maior equidade no acesso ao sistema educativo e minimizar as desigualdades, materializando a universalidade do direito de acesso à educação.