Aldeias de Montanha constituem Associação

Foi constituída, no passado dia 22 de abril, a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), entidade privada e sem fins lucrativos que a partir desta data gere e promove, em parceria com a Camara Municipal, a marca Aldeias de Montanha, dando seguimento à estratégia de Desenvolvimento iniciada por esta autarquia.

A Associação está sediada no Centro Dinamizador da Rede de Aldeias de Montanha, localizado no centro de Seia, e tem como principal objetivo promover o Desenvolvimento Turístico e Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, enquanto marca agregadora do potencial turístico da Região da Serra da Estrela e Beira Interior, de uma forma sustentável, integrada, inovadora e criativa.

Pretende-se igualmente criar uma nova dinâmica de atracão e dinamização bem como fomentar politicas de fixação de população nestes territórios e com isso contagiar toda a Serra da Estrela.

São apetências desta entidade a valorização da paisagem natural e ambiental, património material e imaterial, a inovação e o conhecimento, a atracão de investimento, como referência da identidade do território da Serra da Estrela e Beira Interior e como forma de articulação dos diferentes planos setoriais e territoriais de ordenamento.

Neste âmbito, de entre as várias atribuições, a ADIRAM vai dar seguimento à Estratégia de Desenvolvimento das Aldeias de Montanha, definida pela autarquia e outros agentes públicos e privados deste território, e respetivos negócios coletivos, como os Sabores da Montanha, Caminhos de Montanha, Planos de animação e comunicação, “Bed & Bike”, Residencias Criativas, Bolsa Solidária, assim como gerir eventuais espaços ou eventos que venham a ser considerados estruturantes para a consolidação da marca Rede de Aldeias de Montanha.

A constituição da Associação tem, ainda, no seu âmbito de atuação a criação de uma plataforma de cooperação regional e intermunicipal, entre entidades públicas e agentes privados, capaz de valorizar recursos endógenos, fomentando o desenvolvimento local, económico e social da comunidade e o território da serra da Estrela e Beira Interior.

A comissão instaladora desta associação, constituída por Alberto Martinho, Ricardo Mendes e Jorge Brito, pretende agora agilizar o processo de preenchimento dos órgãos da associação agora criada.